Caús domina primeira etapa do BR de Turismo 1600

Piloto da Caús Motorsport leva GM Celta a duas vitórias em Cascavel. Na classe B, Guilherme Sirtoli e Caíto Carvalho são os vencedores

O domínio foi dos pilotos de Cascavel na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo 1600. As duas corridas deste domingo (28) no Autódromo Internacional Zilmar Beux tiveram vitória de Júnior Caús, com o GM Celta da Caús Motorsport. Na classe B, as vitórias couberam a Guilherme Sirtoli, piloto de um dos Ford Ka da Sérgio Ferrari Racing Team, e a Caíto Carvalho, inscrito com o GM-Celta da Sensei-Sorbara Motorsport.

Largando da pole-position, Caús liderou todas as 17 voltas da primeira bateria. A segunda posição foi de Daniel Kaefer, também piloto cascavelense, companheiro de equipe de Sirtoli. Competindo com um Ford Ka, ele assumiu a vice-liderança ainda na largada, superando o Ford Fiesta de Thiago Klein, da Paraguay Racing. O terceiro lugar foi conquistado por César Bonilha, de Londrina, com o VW Gol da Cesinha Competições.

O pódio teve ainda o goiano Célio Vinicius, inscrito com o Ka da Ferrari Motorsport-Classe A, em quarto, e o mineiro Luís Guilherme Filgueiras, com o Gol da ABF Preparações. Pela categoria B, repetiu-se a ocorrência de marcas diferentes de carros nas três primeiras colocações. Sirtoli venceu com um Ka, com Paulo Bento em segundo com o Celta da Sensei-Sorbara Motorsport e Edson Bueno levando o Gol da Stumpf Preparações à terceira colocação.

O resultado da primeira corrida foi aplicado na formação do grid da prova final, com inversão absoluta das seis primeiras posições, conforme determina o regulamento desportivo do Campeonato Brasileiro de Turismo 1600. Com isso, a primeira posição no grid coube Caíto Carvalho, inscrito em dupla com Paulo Bento. Ele se manteve na liderança geral da corrida até a terceira volta, quando foi superado por Caús, que acelerou para mais uma vitória.

Caús e Kaefer repetiram as duas primeiras posições – da mesma forma, Filgueiras repetiu seu quinto lugar. A terceira posição da classe A na corrida que encerrou a etapa coube a Leandro Zandoná, cascavelense que competiu em dupla com o goiano Gabriel Correa no Ka da Ferrari Motorsport-Classe A. O quarto lugar foi de Natan Sperafico, piloto da cidade de Toledo, que completa o time de pilotos da Sérgio Ferrari Racing Team, também de Ka.

Carvalho garantiu a liderança do campeonato na categoria B cruzando a linha de chegada em terceiro, sendo o primeiro da categoria B. A segunda posição foi Odair dos Santos, que havia subido ao pódio da primeira corrida em quarto com o Gol da Paraguay Racing. Felipe Carvalho, irmão e companheiro de equipe de Caíto, ficou em terceiro. O português João Lemos, da Paraguay Racing, e Leônidas Fagundes, parceiro de Sirtoli, completaram o pódio.
“Foi um fim de semana perfeito”, definiu Caús, o líder do Brasileiro de Turismo 1600. “Claro que estou muito feliz, isso me anima a buscar patrocínio para o restante do campeonato, porque isso ainda não tenho confirmado. Mas, com uma pole e duas vitórias, agora deve dar. Talvez eu tenha que sacrificar minhas participações no Campeonato Metropolitano para isso”, supôs o piloto, campeão metropolitano de Cascavel em 2009 e líder da atual temporada.

Kaefer, vice-líder da competição, finalizou a etapa animado. “Faltou só um pelinho no acerto para brigar pela vitória. Mas foi muito bom”, comemorou o piloto, que no próximo dia 11 fará participação pontual na etapa cascavelense da Copa Petrobras de Marcas. “Defini que vou participar de toda a temporada do Brasileiro de Turismo 1600. Tenho um bom conhecimento das outras pistas do calendário e acho que posso brigar pelo título”, apostou.

O saldo da etapa de lançamento da competição foi altamente positivo na avaliação de Ângelo Correa, organizador do Brasileiro de Turismo 1600 ao lado de Ítalo Carrareto. “Desportivamente foi bom, muito bem feito e bem disputado. Esse é o caminho. A partir do que tivemos em Cascavel vamos fazer alguns pequenos ajustes, alguns aprimoramentos, para fomentar um grid ainda maior. Chegaremos a um grid de 40 carros já nas próximas etapas”, falou.

Caús (2) e Kaefer (17) são líder e vice-líder na classe A do Brasileiro de Turismo 1600

Guilherme Sirtoli venceu a primeira corrida na categoria B

Paulo Bento e Caíto Carvalho, com um segundo lugar e uma vitória, lideram na classe B

Grid de Largada da segunda corrida do Brasileiro de Turismo 1600

Pódio da primeira corrida da categoria A do Brasileiro de Turismo 1600

Pódio da primeira corrida da categoria B neste domingo (28)

Pódio da segunda corrida da categoria A em Cascavel (PR)

Pódio da segunda corrida da categoria B no Autódromo Zilmar Beux

2017-06-20T14:18:52+00:00